segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Especial Aniversário: 85º Passatempo do FLAMES

Apesar de ler de tudo um pouco este é, sem dúvida, um dos meus tipos de literatura favoritos. Se, tal como eu, apreciam história e querem ficar a conhecer um pouco melhor este período sombrio, não deixem de participar em mais este passatempo pelo Flames, em parceria com a Bizâncio, seguindo o link aqui.
 
 
"O cerco de Leninegrado foi a tentativa de Hitler de erradicar pela fome a população de uma cidade inteira. Martirizados pela fome, pelos rigores do frio, os habitantes da cidade testemunharam os actos mais vis de miséria humana e os mais nobres actos de solidariedade. Quando em 1944 foi posto fim ao cerco de 900 dias, mais de um milhão de pessoas tinha morrido e os sobreviventes ficariam para sempre marcados pelas suas provações. Só a partir dos anos 90 do século XX, quando o império soviético se desmoronou, muitas destas verdades foram reveladas, e, só recentemente, muitos dos diários, poemas e pinturas feitos durante o cerco foram disponibilizados para consulta pública nos museus e arquivos de São Petersburgo.

Michael Jones teve acesso a este espólio, falou com sobreviventes e traz-nos um relato de viva voz da extrema crueldade e da suprema bondade que se revelam quando a vida de todos os dias mergulha no mais absoluto horror. "



Podem participar uma vez por dia, até 28 de Janeiro. Boa sorte a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário